17/10/2019 - 10:00

Um pacto municipal para a redução do desmatamento e o incentivo ao desenvolvimento susentável foi debatido na tarde desta quarta-feira (16), na Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) de Breu Branco, cidade localizada no sudeste paraense.

Participaram representantes da Semasa, bem como da prefeitura do município, da gerência da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) de Breu Branco, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e do Programa Municípios Verdes.

O pacto visa o aprimoramento dos instrumentos de monitoramento, licenciamento e fiscalização do desmatamento com metodologias inovadoras, que contemplam a sua integração com incentivos à prevenção de danos ambientais e à adoção de práticas sustentáveis entre usuários dos recursos naturais. O documento ainda reforça a necessidade de valorização da floresta para a sua conservação e uso sustentável, para a melhoria da qualidade ambiental no município de Breu Branco.

A gerente da Adepará de Breu Branco, Adriana Figueiredo dos Santos, destaca a importância do pacto para o estímulo à sustentabilidade: “Como representante da Adepará no município, afirmo que, junto aos demais órgãos, estamos empenhados em combater o desmatamento ilegal, como também promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar”.