Sobre acessibilidade

Áreas

13/10/2020 - 18:30

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) promoveu entre os dias 5 e 9 de outubro, em Paragominas, o curso de Educação Continuada em Saúde Animal com Ênfase em Febre Aftosa. A abertura do evento teve a participação do diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, do diretor de Defesa e Inspeção Animal, Jefferson Oliveira, e da gerente de Defesa Animal, Melanie Teixeira.

O objetivo do curso, composto por aulas práticas e teóricas, foi capacitar os médicos veterinários nomeados no último concurso e também, pela primeira vez, os que atuam no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A participação dos veterinários do SIE atende demanda do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026.  Ao todo, 18 profissionais foram capacitados.

Planejado para ser executado no período de 2017 a 2026 em todo o território nacional, o PNFEA consiste na adoção de ações cujo principal objetivo é a substituição gradual da vacinação contra febre aftosa em todo o território brasileiro. O Pará é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como Estado livre da febre aftosa com vacinação desde 2014. 

Participaram como palestrantes do curso: Roberto Siqueira Bueno, diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR); René Ribeiro da Silva, representante estadual dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA); José Diomedes Barbosa Neto, professor de Clínica de Grandes animais da Universidade Federal do Pará-Castanhal; Ana Paula Beckman, gerente de Epidemiologia da Adepará e Samyra Alves Albuquerque, coordenadora do Plano de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa 

A parte prática teve como instrutores os médicos veterinários: Joylson Canto, Roberto Oliveira, Felipe Baraldi e Samyra Albuquerque, todos servidores da Adepará.]

 

Texto: Aycha Nunes / Ascom