16/10/2019 - 14:00

Você sabia que a celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida há exatos 40 anos pelos países participantes na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura?

A data propõe-se a alertar sobre a necessidade da produção alimentar, reforçando a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento. Um dos objetivos é chamar a atenção para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo. Também cita o encorajamento para a participação da população rural na tomada de decisões que influenciem as condições de vida.

Para comemorar o dia, a Adepará e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) criaram o projeto “Dia da Alimentação Saudável”. A iniciativa é organizada pelas duas instituições e ocorre entre hoje e o dia 23 próximo.

O objetivo: aproximar a população de instituições governamentais, conscientizar a comunidade sobre a importância da segurança alimentar e a adoção de uma alimentação saudável. Entre 8h30 e meio-dia, é realizado o Seminário Alimentação Saudável, no auditório Nathanael Farias Leitão, no bairro da Cidade Velha. Até o dia 23, haverá ainda outros seminários e palestras, em escolas, feiras e praças de Belém.

A programação também é desenvolvida em parceria com representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Associação de Nutrição do Estado do Pará (Anepa), Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Exército da 8ª Região Militar, Comissão da Produção Orgânica do Pará (CPORQ-Pa), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Conselho Regional de Nutricionista 7ª Região (CRN/7), além de outras instituições públicas e privadas.