15/06/2022 - 09:15

 O conhecimento foi oferecido a alunos dos cursos técnicos de Meio Ambiente, Saneamento e Informática do IFPA, em Abaetetuba 



Foto :divulgação

“O uso correto e seguro de agrotóxicos” foi tema da palestra proferida por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) para alunos dos cursos técnicos de Meio Ambiente, Saneamento e Informática e professores do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Abaetetuba, no último sábado (11), para contribuir com a ampliação dos conhecimentos específicos dessas áreas de atuação.

Com essas ações, a Agência contribui para incentivar o consumo consciente e seus impactos no meio ambiente. “Entendemos que é de suma importância que os profissionais que estão sendo formados por tão renomada instituição de ensino tenham em sua formação conhecimento sobre o serviço de Defesa Agropecuária Estadual, desenvolvido pela Agência, e como este serviço tem relevância na busca da preservação do meio ambiente”, disse a agente fiscal agropecuária Raquelen de Araújo.

Os alunos aprenderam sobre a manipulação correta dos agrotóxicos, desde a aquisição até a destinação final das embalagens. A palestra contou com 43 participantes, e foi realizada pelos servidores Raquelen de Araújo, Emyly Pereira e Marcos Cardoso.


Foto: Divulgação

Prevenção - A palestra atendeu ao convite do IFPA, em alusão ao encerramento da Semana Integrada de Ensino, Extensão e Pesquisa e da Semana de Meio Ambiente. Uma das atividades mais estratégicas realizadas pela Adepará é a educação sanitária, instrumento de defesa em todas as etapas da cadeia produtiva.

A programação em educação sanitária visa promover, por via pedagógica, a sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos agropecuários e seus derivados. Em 2021, ainda em decorrência da pandemia de Covid-19, a Gerência de Educação Sanitária (GES) se adaptou às tecnologias para realizar as atividades educativas e alcançar a cadeia produtiva nos 144 municípios, com atividades presenciais, obedecendo a todos os protocolos sanitários, e no formato on-line.

A atividade da educação é uma técnica que faz parte das três instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e dos Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários.

Por Manuela Viana

Veja Também

Multimidia

Ver: