13/06/2022 - 10:45

A Agência de Defesa Agropecuária planeja e executa ações que promovem a sanidade e a qualidade da produção agropecuária



À frente, o governador e o diretor da Adepará, Jamir Macedo, na entrega do moderno prédio, em Belém

 

A  Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) está de casa nova, na capital paraense. A entrega do novo espaço foi realizada, na manhã desta sexta-feira (10), e integrou a agenda oficial de governo, com a presença do governador Helder Barbalho.

“A  Adepará é um órgão estratégico para garantir que a vocação produtiva do nosso Estado esteja fortalecida. A vigilância sanitária e a sanidade dos alimentos produzidos aqui são decisivas para a competitividade dos nossos produtos nos mercados nacional e internacional, além de garantir a oferta dos produtos aos paranaenses. Daí a importância dos colaboradores que atuam Adepará e do fortalecimento do órgão, com nova e adequada estrutura”, assinalou o governador Helder Barbalho. A  Agência de Defesa atua para garantir a segurança no consumo de produtos agropecuários, a preservação do meio ambiente e a competitividade do agronegócio paraense.  Os investimentos do governo na Agência proporcionam melhor estrutura para chegar às propriedades mais distantes, atendendo a todos os produtores rurais e garantindo uma produção livre de pragas.

 


Coral da Adepará recepcionou as autoridades na entrega da sede, na manhã desta sexta-feira (10)

 

Modernidade - A nova sede dispõe de projeto moderno, inovador, e ao mesmo tempo funcional e confortável. Foram observadas as condições climáticas da região, para o melhor aproveitamento da energia solar, ventos e das águas pluviais. A otimização dos espaços, a forma e a função dos ambientes pretendem contribuir com o máximo de conforto para os usuários. O projeto destinou-se para uma unidade de uso institucional contendo garagem, pavimento térreo mais três pavimentos, na travessa Mariz e Barros, nº 1.184, no bairro da Pedreira, em Belém.

 


O prédio da Adepará tem maior conforto e observa as condições climáticas regionais

 

“A nova sede representa mais uma conquista em nossa etapa do programa de reestruturação da Agência de Defesa Agropecuária do Pará. Adepará recebe hoje do governo uma unidade central moderna em um endereço privilegiado que traz mais conforto, mais segurança para servidores e produtores.

Os investimentos fortalecem a nossa atuação. Já fizemos entrega de 105 novos veículos, fizemos um trabalho de reestruturação tecnológica, com entrega de equipamentos de informática, inauguramos novas unidades de atendimento, entre outros”, destacou o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo.

Qualidade - A Adepará alinha as ações institucionais aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS / ONU), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e, principalmente, aos dos produtores rurais.

“O agro é decisivo para a nossa economia. A perspectiva é que até 2050 tenhamos uma demanda de mais de 60% na busca por alimentos e o Pará deve estar compondo esta estratégia de forma sustentável.”, informou o chefe do executivo.

Atualmente, a Adepará tem 176 postos de atendimento, número maior que o de municípios paraenses, que são 144.  A  Agência de Defesa tem boas perspectivas para o ano de 2022, a partir do reforço da estrutura institucional e do alcance da excelência sanitária dos produtos que chegam à mesa da população. 

“O agro compõe certamente um pilar fundamental e estratégico, que gera emprego e renda. O Pará é protagonista através do agro, ou seja, na pecuária, seja na agricultura. Atualmente, lideramos diversas culturas de cultivo. Cacau, o açaí, a pimenta do Reino, o dendê e tantas outras atividades que tem feito do Pará cada vez mais protagonista. Nós somos uma nova fronteira de produção do Brasil e devemos sim, atuar para produzir cada vez mais, produzir de forma intensiva, sem precisar que seja derrubado uma árvore em nosso solo”, avaliou o chefe do executivo.

A proposta da atual gestão é estruturar cada vez mais a Agência para fortalecer as ações, buscando ser uma referência nacional em defesa agropecuária, garantindo a segurança do consumo de produtos agropecuários, com a preservação do meio ambiente e com competitividade para tornar os produtos paraenses cada vez mais competitivos nos mercados regional, nacional e global. Também participaram da cerimônia de inauguração da nova sede os parlamentares Galileu Zacarias Caldas de Moraes e Jaques da Silva Neves, representantes do setor produtivo e servidores da Agência de Defesa.

 


Diretor da Adepará, Jamir Macedo: "Os investimentos fortalecem a nossa atuação", observou ele.

 

Investimentos - Em 2021, a Adepará contabilizou inúmeras conquistas e realizações, do ponto de vista administrativo, operacional e técnico. Instituímos o programa Adepará 100% Digital com acesso à internet em todas as unidades e o produtor passou a emitir documentos oficiais de sua residência. Conquistou o Sisbi-Poa, serviço de inspeção estadual com o serviço de inspeção federal, que possibilita a comercialização dos produtos de origem animal em todo território brasileiro, aumentando a geração de emprego, renda e arrecadação estadual. Ainda, conquistou o Selo Arte do MAPA, que possibilita a comercialização dos produtos artesanais de origem animal, de pequenos produtores rurais, por todo Brasil.

A frota foi renovada com a aquisição de 105 novos veículos, possibilitando mais atendimentos, com mais agilidade e dignidade. Também são destaques: aquisição de equipamentos de informática; reforma predial da Agência Sede e mais de 12 unidades, proporcionando mais conforto aos servidores e melhor atendimento ao público; criação do Siviagro, sistema responsável pela consolidação das informações técnicas, que fortalece o serviço de defesa sanitária.  Em relação à febre aftosa, a Agência chegou ao índice de cobertura vacinal acima de 98%, em um estado com rebanho superior a 23 milhões de cabeças de gado, que atingiu o ranking de 3º maior do país.  Para 2022 nossos esforços são no sentido de estruturar cada vez mais a Agência para fortalecer as ações, buscando ser uma referência nacional em defesa agropecuária, garantindo a segurança do consumo de produtos agropecuários, com a preservação do meio ambiente e com competitividade.  “Nossa gestão está compromissada em atuar ao lado do produtor rural, com uniformidade e capilaridade da grandiosidade do nosso Estado. Atualmente, esta Agência conta com 176 postos de atendimento ao produtor, número superior à quantidade de municípios paraenses, que são 144, em consonância com o slogan do Governo do Estado “Por Todo o Pará”, destacou Macedo.

Por Manuela Viana (ADEPARÁ)

 

Veja Também

Multimidia

Ver: