Sobre acessibilidade

Áreas

07/11/2019 - 09:30

 

Promover um debate amplo sobre a redução de gases do efeito estufa, o desenvolvimento sustentável e a necessidade de elaborar medidas de adaptação climática. Esses são alguns dos objetivos do Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climáticas (FPMAC), que teve a sua primeira reunião na terça-feira (05), no auditório central da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém. O Fórum é presidido pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) é uma das instituições que faz parte do Comitê Executivo do FPMAC. A Diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará, Layse Barbosa, participou da reunião e destacou que o Fórum visa alavancar o emprego e a renda do Pará de forma sustentável. “Ele objetiva trabalhar o fortalecimento da economia do Pará, em consonância com os objetivos sustentáveis da ONU, para que a floresta não seja devastada e também gere condições para que as populações tradicionais tenham emprego e renda”, afirmou a diretora.

O evento envolveu um diálogo interinstitucional e com a sociedade civil. A proposta inicial, prevista em decreto, é que os membros se reúnam, ordinariamente, a qualquer momento que seja solicitado pela secretaria executiva, exercida atualmente pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

A participação da Adepará no Fórum reforça o atendimento da Agência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), protocolados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Eles indicam prioridades de desenvolvimento sustentável, para serem implementados mundialmente, até 2030. A atual gestão da Adepará trabalha para incluir os ODS em suas ações, com a finalidade de ajudar a construir uma sociedade mais digna, com oportunidades para todos.

Foto: Jader Paes/Agência Pará