01/10/2019 - 21:15

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) participou como patrocinadora e palestrante do “Encontro Raiva no Pará”, promovido nos dias 26 e 27 de setembro, no campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação, organizada pela universidade, teve como objetivo debater os desafios e perspectivas para uma "Saúde Única", divulgando as ações de vigilância da Raiva. O evento proporcionou momentos de reflexão a respeito dos desafios para o controle da Raiva no Estado do Pará.

O público participante contou com professores e coordenadores do Programa da Raiva da Adepará, Mapa, Emater, Sespa, CRMV, UFPA Castanhal, Veterinária do Instituto Evandro Chagas e veterinários da Adepará e Emater. Alunos da iniciação científica também participaram da programação com a divulgação de pesquisas realizadas sobre a Raiva no Estado.

Arlinéa Rodrigues, médica veterinária da Adepará, responsável pelo controle da Raiva dos herbívoros, falou sobre as perspectivas para o futuro: “Que possamos trabalhar todos em parceria, buscando diminuir os riscos para Raiva e ter mais conhecimento das áreas de maior risco. É importante também haver troca de informações mais eficientes e rápidas entre as Instituições referidas e tratar a Raiva animal e humana como única.”

O evento foi realizado pela primeira vez neste ano, ficando o interesse pela parte de todos os envolvidos para realizarem o próximo encontro no ano de 2020. Ainda segundo Arlinéa Rodrigues, a intenção é sempre realizar este evento durante a semana do dia 28 de setembro, que é o Dia Mundial de Combate à Raiva.