Sobre acessibilidade

Áreas

25/09/2019 - 08:45

 

Você sabia que a Adepará promove ações para o combate de doenças e pragas?

A Gerência de Educação Sanitária dá suporte na defesa animal e vegetal, levando informações ao público em geral com palestras, cursos e treinamentos para evitar doenças que causam danos econômicos e pragas que não têm no estado do Pará, chamadas de quarentenárias ou ausentes.

As ações educativas são desenvolvidas junto às comunidades e entidades representativas de produtores rurais, além de escolas do meio rural e urbano, feiras agropecuárias e outros eventos do setor. Tais ações são programadas e executadas em parceria com órgãos e entidades, bem como com as próprias comunidades, valorizando a integração interinstitucional e o conhecimento local.

Pragas como a da mosca da carambola são trazidas por pessoas que transportam os frutos contaminados de outros estados. Por lei, é proibido o transporte e comércio de frutos hospedeiros de regiões infestadas para locais livres da praga. Ao todo, existem 37 frutos principais que devem ser evitados de transportar, como a carambola, manga, laranja, goiaba e jambo.

Na inspeção animal, são feitas ações educativas e orientativas no acompanhamento de propriedades, vacinações oficiais e assistidas e sobre os riscos de comprar animais sem documentação oficial. A Adepará também está presente com atividades em escolas rurais para despertar interesse no público infantil, promovendo a conscientização para que as crianças levem essas informações aos parentes que são produtores.