Sobre acessibilidade

Áreas

07/11/2018 - 11:30

 

 
 
 
Agência de Defesa Agropecuária do Pará – ADEPARÁ  está realizando ações educativas como parte do Programa Nacional de Erradicação da Mosca da Carambola no Estado do Pará no período de 29 de outubro até 15 de dezembro. Nesta primeira etapa da ação, a comunidade  dos municípios de Breves e Melgaço estão recebendo as visitas dos técnicos da Adepará com o objetivo de conscientizar e esclarecer à população sobre as ações de combate e prevenção, legislação vigente, trânsito de frutos hospedeiros, danos econômicos e os problemas sociais gerados pela mosca da carambola. Também serão realizadas ações nos municípios de Bagre e Portel.
 
Na programação da ação, estão previstas abordagens nas residências, hidroviárias, embarcações, estabelecimentos comerciais, feiras, órgãos estaduais e federais, assim como as escolas e universidades, com distribuição de material informativo alertando principalmente sobre o risco ao se transportar frutos potencialmente infestados.
 
O objetivo principal da ação é conscientizar e orientar as pessoas sobre o cuidado para não trazer fruto hospedeiro do Estado do Amapá para o Pará, e não sair dos municípios de Breves e Melgaço para outras localidades independentemente da quantidade de frutos, deixar as equipes de combate entrar nas casas, manter as crianças longe das armadilhas, avisar a Adepará em caso de suspeita, entre outras. Desta forma, a parceria da Adepará com a população fica bastante fortalecida através da multiplicação da informação”, ressalta a  engenheira agrônoma e fiscal da Adepará, Gabriela Cunha.
 
Confira os frutos hospedeiros da Mosca Carambola,  de acordo com  a Instrução Normativa nº 38,  do Ministério de Agricultura - MAPA:  Abiu, Acerola, Ajuru, Ameixa-roxa, Amendoeira, Araçá-boi, Biribá, Caimito, Caju, Carambola, Cutite, Fruta-pão, Goiaba, Goiaba-araçá, Gomuto, Jaca, Jambo rosa, Jambo d´água, Jambo amarelo, Jambo vermelho, Jujuba , Jujuba  chinesa, Laranja da terra,  Laranja doce, Licania, Limão Cayena, Manga, Muruci, Pimenta de cheiro, Pimenta picante. Pimenta vermelha, Sapotilha, Tangerina, Taperebá, Tomate, Toranja e Bacupari.   
 
 Quem transportar ou vender frutos hospedeiros das regiões com a presença da mosca carambola poderá sofrer penalidades impostas pela Lei Estadual  nº  7.392/2010  que prevê apreensão, destruição e multa.