Sobre acessibilidade

Áreas

21/10/2019 - 17:45

 

Servidores da Adepará estiveram nos dias 17 e 18 de outubro, na cidade Goiânia-GO, realizando uma visita técnica para conhecer o sistema de Fiscalização Inteligente Seletiva (FIS). Com esta tecnologia, a fiscalização e o monitoramento da circulação de mercadorias serão facilitados e potencializados, visto que a solução será capaz de identificar a movimentação de cargas pela emissão e autorização dos documentos fiscais eletrônicos.

O sistema é composto de inúmeras ferramentas digitais e dispositivos de rastreamento de cargas como os sensores instalados nas rodovias denominados de “antenas”. As antenas coletam diversas informações, tais como o número da placa do veículo, tipo, peso, entre outras. Elas irão integrar uma base de dados conhecida como Big Data. Devido ao grande volume de informações ali contidos, as ferramentas produzem diversos modelos eficientes na seletividade do processo de fiscalização e rastreamento, gerando alertas baseados em dados de inteligência e expertise dos fiscais. Dessa forma, é adquirida uma otimização dos recursos humanos e materiais necessários na execução dos objetivos estabelecidos.

 

                 

 

O diferencial dessa solução é a utilização de recursos tecnológicos avançados associados a uma network de relacionamentos e a leitores de arquivo de imagem ou mapa de bits, sejam eles escaneados, escritos a mão, datilografados ou impressos (OCR) e identificação automática através de sinais de rádio (RFID). Os itens irão possibilitar a monitoração e localização dos possíveis infratores e sonegadores de forma antecipada. 
Henrique Monteiro, Fiscal Estadual Agropecuário, mostra-se confiante e otimista em relação ao FIS: “No meu entendimento,  o serviço de fiscalização realizado pela Adepará, com a utilização deste programa, atingiria um outro nível de eficiência, incorporando tecnologia de ponta ao processo”.