16/04/2018 - 11:30

O Pará recebeu no período de 11 a 13 de abril, auditoria orientativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Esta auditoria demonstra o interesse da Adepará em se organizar para prestar mais um serviço de qualidade à sociedade, trazendo mais benefício aos produtores, consumidores e ao Estado com a abertura de mercados.

Na ocasião a equipe da Adepará realizou uma apresentação institucional da Agência e como funciona o sistema de inspeção estadual. Na Agência, os técnicos do Mapa verificaram a estrutura administrativa, qualificação de pessoal, capacidade de recursos específicos, para apontarem as inconformidades a serem corrigidas.

Adesão

De acordo com o Mapa, atualmente, já aderiram ao sistema sete estados (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal); dez serviços municipais e dois consórcios de municípios. Estão em processo de adesão oito estados (TO, SP, MT, MS, PE, PA,CE, MA), mais de 30 municípios e mais quatro consórcios municipais.