Sobre acessibilidade

Áreas

25/06/2020 - 15:00
 
Considerado como um dos mais nobres alimentos, o leite tem grande importância na alimentação humana. Ele é rico em proteínas, carboidratos, gordura, sais minerais e vitaminas. O leite ocupa lugar de destaque quando o assunto é a nutrição, devido à presença do cálcio, mineral responsável pela formação dos ossos, presente nas células e no sangue.
 
Os dias 01 e 24 de junho foram instituídos para celebrar mundialmente o dia do leite. As datas foram estabelecidas para informar e conscientizar sobre a importância do consumo deste produto e de seus derivados.
 

Contudo, na hora de comprar o leite, é necessário que o consumidor tenha em mente a segurança na qualidade do produto. Somente o leite que passou por tratamento adequado na indústria e foi oficialmente inspecionado, é seguro para o consumo. Isso pode ser identificado por meio de um selo de inspeção federal, estadual ou municipal, que fica na embalagem do produto.

 

A Gerência do Serviço de Inspeção Estadual (GSIE) da Adepará realiza o registro de estabelecimentos e produtos no Serviço de Inspeção Estadual (Sie). Estabelecimentos que recebem acima de mil litros de leite ao dia são registrados na Gerência de Leite e Derivados (Gelei), enquanto os que recebem menos de mil litros ao dia são registrados na Gerência de Produtos de Origem Animal Artesanais (GPAA). Uma das atividades desenvolvidas pelo Sie é promover fiscalizações em estabelecimentos registrados para verificação do atendimento às Legislações vigentes para garantir qualidade e segurança alimentar.

 

Os estabelecimentos registrados na Adepará seguem as boas práticas de fabricação e higiene. E com isso, são beneficiados com agregação de valor ao produto e possibilidade de comercialização em todo território Paraense. Ao todo, são 27 estabelecimentos Artesanais registrados no GPAA e 29 estabelecimentos industriais registrados na Gelei.