Sobre acessibilidade

Áreas

05/09/2019 - 17:15

 

A data comemorativa de 05 de setembro busca voltar a atenção da população para uma das maiores reservas naturais do planeta, a Amazônia. Ela é formada por um sistema heterogêneo de florestas densas de terra firme, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. 

As populações da Amazônia são diversas. Nela, habitam povos urbanos e os chamados tradicionais, caracterizados como conhecedores dos recursos e ciclos naturais, que são passados de geração em geração. 

A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e a conservação dela é tema de discussões e financiamentos internacionais, especialmente pela importância na regulação do clima global. Em diferentes fóruns internacionais, a Amazônia está no centro dos debates. 

Durante os últimos 35 anos, um grande equívoco tem estado presente nos projetos e na mente dos povos: a natureza amazônica seria resistente, superabundante, auto-recuperável e inesgotável. A verdade é que, se houver exploração e uso sem controle dos bens amazônicos, a floresta não poderá se recuperar e terá os próprios recursos extintos. 

Por isso, a floresta deve ser preservada. A Adepará contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Estado, seguindo o projeto do Governo do Pará, que tem combatido o desmatamento ilegal e as queimadas, por meio de ações contínuas.