07/02/2018 - 16:15

O diretor geral da Adepará, Luiz Pinto, recebeu na manhã desta quarta-feira (7), na sede da Adepará em Belém, as vereadoras do município de Oriximiná, Josy Seixas, Marta Godinho e Ana Cleyde Batista. O encontrou objetivou discutir ações de defesa agropecuária para o município e a entrega de veículos e motocicletas para a unidade da Adepará em Oriximiná.

Segundo a vereadora, Josy Seixas, a visita até a sede da Adepará objetivou agradecer ao diretor geral, pelo esforço que tem feito a frente da agência por melhorias na unidade do município de Oriximiná. “Graças ao governo do Estado e ao diretor geral, que está compromissado com a defesa sanitária, já recebemos uma caminhonete e saímos daqui com notícias boas, de que Oriximiná será contemplada com mais uma caminhonete e duas motocicletas. Isso vai melhorar a vida do nosso produtor rural”, ressaltou.

A vereadora, Marta Godinho, falou sobre o objetivo da visita à Adepará.  “Viemos em busca de melhoria para Oriximiná, através desse órgão, na pessoa do Dr. Luiz Pinto, que tem olhado para Oriximiná com carinho e atenção. Agradecer a ele pelo feito de entregar um carro para a Adepará de Oriximiná, além de mais uma caminhonete e duas motos que serão entregues nesse semestre ainda. Agradecer ao governo do Estado”, agradeceu.

“Viemos em nome dos produtores rurais de Oriximiná, agradecer ao diretor geral da Adepará, pelas melhorias que estão chegando na agencia local, para atender nossos produtores. Os veículos já eram uma demanda de 2016 e estamos sendo contempladas agora, além dos materiais de expediente que serão adquiridos e entregues. Estamos muito felizes em nome dos nossos produtores rurais e agradecendo tudo o que o diretor tem feito”, agradeceu a vereadora Ana Cleyde Batista.

O diretor geral da Adepará, Luiz Pinto, agradeceu a visita das parlamentares, destacando a importância da presença delas na sede da agência, para conquista de projetos para o município. “Essa visita é importante pois encoraja o gestor a investir, não como se fosse uma obrigação, mas tendo muito claro a importância do município no contexto agrário desse estado. As vereadoras representam a comunidade e possuem o papel de fiscalizar e cobrar ações para seu município. Já repassamos uma caminhonete para a agência da Adepará em Oriximiná, e firmamos aqui a entrega de mais um veículo e duas motocicletas. Faço questão de ir até o município fazer a entrega desses veículos, que são extremamente importantes para os produtores rurais”, destacou.

Outra questão levantada por Luiz Pinto, foi a dificuldade do produtor rural para retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA). “Esse problema já vai ser resolvido pois estamos implantando o Siapec-3, que é um grande sistema de informação agropecuário, onde o produtor rural vai emitir a GTA junto com a nota fiscal eletrônica da Sefa, na sua propriedade, sem precisar sair da sua casa para ir até o escritório da Adepará para emitir a guia. O sistema é simples, é uma inovação tecnológica, onde o produtor vai ter uma senha para acessar o sistema e, estando adimplente com a Adepará, com o cadastro atualizado e rebanho vacinado, ele vai poder emitir sua GTA sem sair de sua propriedade. Dessa forma, a Adepará vai se dedicar a defesa agropecuária, centrando suas ações no trânsito de animais, plantas e sementes, que é a sua missão”, explicou.