08/01/2019 - 18:00

Em reunião realizada na manhã desta terça (8), na sede da Embrapa em Belém, o novo diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepara), Lucivaldo Moreira Lima, conversou com o chefe-geral da Embrapa, Adriano Venturieri e  equipe de técnicos da instituição. Na pauta,  os novos desafios da agência e o fortalecimento da parceria com a  Embrapa. O novo gestor disse que o momento agora é de se aproximar do mercado, “estamos buscando no segmento produtivo, e na iniciativa privada experiências que deram certo para aproximar a agência estadual do mercado”, afirmou Lucivaldo, reiterando assim a  parceria  e o esforço em atuar pelo desenvolvimento do setor agropecuário paraense com o apoio da Embrapa.

Adriano Venturieri ressaltou a importância da atuação da Adepara no Estado, e a base de dados que a agência tem sobre a ocorrência de pragas e doenças na região. “Com esses dados é possível desenvolver produtos estratégicos para melhorar a gestão das barreiras zoofitossanitárias do Pará”, disse. O chefe de P&D, Wlakymário Lemos, citou, por exemplo, a elaboração de mapas de ocorrência de pragas e doenças para acesso em tempo real pelos produtores e instituições locais. Já o chefe de TT, Bruno Giovany, indicou a capacitação de técnicos em boas práticas agropecuárias e manejo integrado de pragas e doenças.

As duas instituições devem em breve formalizar a parceria para o desenvolvimento de projetos e produtos para apoio às políticas públicas e ações que melhorem a segurança fitossanitária do Estado.