21/06/2022 - 11:30

Governo do Estado amplia o atendimento a produtores rurais, investindo na estrutura da vigilância sanitária


 


Foto: arquivo

 

Uma nova Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), foi entregue nesta segunda-feira (20) no município de Inhangapi, no Nordeste do Pará. Localizado na Avenida São Vicente, número 142, bairro Centro, o prédio oferece mais comodidade e segurança aos servidores e produtores rurais da região.

A entrega constou da agenda oficial de governador Helder Barbalho na região, que destacou a importância dos serviços agropecuários para o desenvolvimento do Estado. “Vocês que atuam na vigilância sanitária, garantindo que os produtos paraenses possam ter sanidade animal e vegetal garantida, estão fazendo um trabalho fantástico. Este novo prédio proporcionará melhor condição para esse trabalho, que é um pilar estratégico na geração de emprego e renda. Os servidores da Adepará estão de parabéns pelo trabalho prestado do setor agro do Pará”, afirmou o governador.

Os investimentos do governo no setor agropecuário proporcionam melhor estrutura para atuação dos servidores e condições para que cheguem às propriedades mais distantes, atendendo a todos os produtores rurais e garantindo uma produção livre de pragas. Atualmente, a Adepará tem 176 postos de atendimento, número maior que o de municípios paraenses, que totalizam 144.

“Nós estamos com um programa de reestruturação da Agência de Defesa Agropecuária a todo vapor. Hoje, o governo do Estado entrega mais uma Unidade Local, que traz identidade para nossa Agência e está localizada em um endereço privilegiado, de fácil acesso ao produtor rural. Esse prédio é mais confortável, proporciona maior conforto, maior segurança para o nosso time que executa as suas ações no município. Também é importante para prestar um atendimento de melhor qualidade ao produtor rural e a todo cidadão que necessita dos serviços da Agência de Defesa”, informou o diretor-geral da Adepará, Jamir Paraguassu Macedo.


Foto:  arquivo

 

Agronegócio - O Pará ocupa hoje o 3º lugar no ranking nacional da pecuária, com um rebanho de aproximadamente 22 milhões de cabeças (dados do IBGE/2017), incluindo o rebanho bubalino, com quase 513 mil cabeças, o maior do País, concentrado principalmente no Arquipélago do Marajó. Também conta com a Certificação Internacional de Área Livre da Aftosa com vacinação.

O Estado é líder na produção nacional de açaí, abacaxi, cacau, dendê, mandioca e pimenta-do-reino, além de se destacar na produção de limão, banana e coco, ocupando, respectivamente, o 2º, 3º e 4º lugares no ranking nacional. Outros setores importantes são avicultura, apicultura, florestas plantadas e produção de grãos. O agronegócio é fundamental para o desenvolvimento da economia e geração de empregos e renda no Pará.

Na solenidade, o gerente Regional de Castanhal, Júnior Nobre, responsável pela nova Ulsa de Inhangapi, destacou a importância da entrega da nova Unidade para o aprimoramento do trabalho. “O prédio da Adepará representa a casa do produtor rural. Os produtores rurais procuram a Adepará para se legalizar, para fazer o controle das suas propriedades, da sua produção. A gente, tendo agora um prédio próprio, que proporciona mais comodidade tanto para os nossos servidores quanto para o produtor rural, é motivo de muita satisfação”, ressaltou.

Por Manuela Viana (ADEPARÁ)

Veja Também

Multimidia

Ver: