16/04/2018 - 14:15

O estado do Pará, juntamente com o Rio Grande do Norte, foram os únicos estados com produtos analisados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), durante a Operação Semana Santa. O Mapa coletou 140 amostras de peixes, em 12 estados e no Distrito Federal, apontando um índice de 9,3% de não conformidade em estabelecimentos sob a fiscalização do Serviço de Inspeção federal (SIF).

Foram analisados 36 produtos inspecionados pelos Serviços de Inspeção Estadual (SIE) e Municipal (SIM), sendo que 20 (55,6%) estavam não conformes. Os três produtos analisados com o SIE no Pará estavam em conformidade. Segundo o diretor de defesa animal, Jefferson Oliveira, esse resultado é positivo para o Estado. "A Agência não foi avisada sobre essa operação e que seriam feitas análises nesses produtos, ou seja, o resultado positivo de que todos os produtos estavam em conformidade demonstram que a Agência vem fazendo um bom trabalho de inspeção e garantindo a sanidade dos produtos paraenses", destacou Jefferson.

Nos estabelecimentos sob Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o índice de não conformes foi de 55,6%. Índice de não conformidade significa que a espécie de peixe declarada no rótulo não condiz com a amostra retirada da embalagem.

De acordo com o auditor fiscal agropecuário Paulo Humberto de Lima Araújo, os números sinalizam que a fraude é maior neste caso. “Inovamos na fiscalização em 2018”, disse Lima Araújo, ”pois coletamos amostras de pescados fiscalizados pelos estados e municípios e o índice de não conformidade é bastante elevado.”

As empresas serão notificadas do resultado da coleta e adotadas ações fiscais, tanto em relação à destinação dos lotes de pescado implicados como na imposição de medidas cautelares junto às empresas produtoras. “Neste ano ampliamos os locais de coleta de amostras, e incluímos mais estados, onde anteriormente não havíamos fiscalizado”, concluiu Paulo Humberto.

*Com informações do Mapa