30/01/2020 - 16:30

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) realizou uma entrega de registro para produtores de polpas de frutas, nos dias 16 e 22 de janeiro, nos municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas.

Ao todo, 25 famílias da Cooperativa de Integração Agroindustrial dos Agricultores Familiares do Território do Nordeste Paraense (Coopiaf) e 42 famílias da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Uraim e Condomínio Rural de Paragominas (Cooperuraim) receberam o Registro de Produtor Artesanal da Adepará, que garante a segurança das polpas produzidas, contribuindo com a saúde pública e com a geração de emprego e renda. Os produtos serão fornecidos para a merenda escolar de estudantes dos municípios.

Na entrega do certificado em Paragominas, estiveram presentes o gerente da regional de Paragominas da Adepará, Josino Filho Gomes dos Santos, o diretor-geral da Adepará, Geovanny Farache Maia, e a diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Agência, Lucionila Pimentel.

Em Ipixuna do Pará, estiveram presentes na certificação o representante da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) de Ipixuna do Pará, Gleidson Fagner da Silva, o gerente regional de Paragominas, Josino dos Santos, e os representantes da Secretaria de Agricultura do município, do setor de indústria e comércio e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa).

As ações de certificação na regional de Paragominas estão relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 8, proposto pela ONU, que promove o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.