71 Servidores da região nordeste são capacitados sobre o novo sistema de rastreabilidade de bovinos e bubalinos
Enviado por
rosa.cardoso
em
Qui, 19/09/2024 - 09:35
Fiscais estaduais agropecuários e agentes estaduais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) são capacitados sobre o novo sistema oficial de rastreabilidade bovídea individual do Pará (SRBIPA), em Castanhal, nordeste do Estado. O novo sistema vai monitorar toda produção de rebanho desde o nascimento, trânsito até o abate.
Nessa etapa a Adepará capacitou 71 servidores de quatro regionais que coordenam 61 municípios, um momento de troca e aprimoramento dos seus conhecimentos de campo sobre boas práticas de identificação individual, bem-estar animal e rastreabilidade de bovinos e bubalinos que serão importantes para desenvolver o Programa de Integridade da Pecuária no Estado.
Os técnicos da Agência de Defesa vão orientar os produtores quanto às boas práticas de identificação animal, fiscalizar o cumprimento da portaria, a fim de assegurar o manejo adequado e garantir a qualidade da identificação individual de bovinos e bubalinos. “Poder participar do treinamento da rastreabilidade e conhecer essa ferramenta na nossa região, para a gente é um privilégio e vai ajudar a melhorar a questão da criação de Bovídeos no nosso estado. Nos ajudando a identificar de uma forma mais assertiva, agregando ao serviço sanitário no estado” afirma a médica veterinária e fiscal estadual agropecuário da ULSA de Inhangapi, Sandra Costa.
O novo sistema SRBIPA, que é um dos pilares do Programa de Integridade, faz parte da política pública da nova produção agropecuária no Estado. A identificação dos animais é dupla, sendo dois brincos, um visual e outro eletrônico, que irão auxiliar no controle da sanidade do rebanho, garantindo a abertura de novos mercados para a carne produzida no Estado.
A capacitação dos servidores agropecuários está sendo realizada de acordo com a fase de implementação do Programa da Integridade, ou seja, por região. A próxima região que receberá o treinamento para servidores da ADEPARÁ será o Baixo Amazonas, atendendo Santarém, Novo Progresso, Oriximiná, Almeirim e Itaituba, finalizando com a região marajoara nas regionais de Soure e Breves.