Palestra sobre prevenção ao câncer, aula de fitdance e apresentação do Coral "Vozes da ADEPARÁ" marcaram a campanha do Outubro Rosa na Autarquia.

O mês de conscientização do câncer de mama e de colo do útero iniciou com programação especial voltada para as servidoras da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ).

Organizada pela Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH) com apoio da Diretoria Administrativa, a programação foi realizada no auditório da Agência Sede, em Belém, e começou com apresentação do Coral “Vozes da ADEPARÁ”, formado por servidores da Autarquia.

Antes da apresentação,o maestro Elil Rodrigues pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do servidor Jonathas Barradas, da Regional de Capitão Poço, que morreu vítima de acidente de moto no último sábado.

Em seguida, as servidoras ouviram atentas à palestra da médica Valeria Pantoja, mastologista do Hospital Ophir Loyola, que abordou os fatores de risco para o câncer e a necessidade da mudança de estilo de vida para uma vida mais saudável.

“As mulheres de modo geral precisam não só fazer a prevenção do câncer de mama, como do câncer ginecológico. A gente também tem o câncer de colo de útero, o câncer de endométrio. Ressaltei como a mudança do estilo de vida pode ajudar a reduzir as taxas desse tipo de câncer. E também orientei que ainda dá tempo de realizar os exames”, alertou a mastologista.
A médica explicou ainda que o preventivo do câncer de colo de útero detecta as lesões antes delas se transformarem em câncer. “Dá tempo de fazer o tratamento e essas pacientes não evoluírem com tumores. Existe a vacina também. A paciente pode procurar uma clínica privada e fazer a vacina, que protege acima de 90% da infecção pelo HPV”, orientou.
“Eu acho muito importante essa iniciativa dos órgãos públicos, de abrir espaço para esse tipo de palestra e de orientação para as servidoras, porque quanto maior for o público mais pessoas vão replicar para outras mulheres. Então, a gente tem que disseminar informação de qualidade, que vai ter um impacto mesmo no diagnóstico e, consequentemente, diminuir a morte pelo câncer de mama”.

A programação finalizou com uma aula de fitdance. O professor de educação física e personal trainer, André Nascimento, fez todo mundo movimentar o corpo. “A atividade física é muito importante para as mulheres de modo geral, por liberação de endorfina, dopamina, que são hormônios da felicidade. Isso vai aumentar a felicidade nela e diminuir o estresse. Fora isso, é um estímulo para sair do sedentarismo, que é um dos fatores que levam a obesidade, às doenças cardíacas e ao câncer também. Então é preciso fazer atividade física para ganhar mais saúde e qualidade de vida. O importante é se permitir fazer atividade e continuar se exercitando lá fora”, orientou o professor.

A iniciativa que valoriza e promove o bem-estar dos servidores foi muito elogiada. “É muito importante essa iniciativa dos órgãos públicos, de uma forma geral, terem esse tipo de palestra e de orientação para as servidoras, porque quanto mais público a gente conseguir atingir, mais pessoas vão replicar para outras pessoas essas informações. Então, essa informação de qualidade, vai ter impacto no diagnóstico e, consequentemente, diminuir a morte pelo câncer de mama”, enfatizou a médica Valéria Pantoja.

Para aliviar a tensão, a programação ainda contou com massagem para os pés, uma forma de aliviar as tensões de um dia de trabalho.
