ADEPARÁ reforça orientação sobre consumo de produtos inspecionados em evento no MPPA

Enviado por rosa.cardoso em Seg, 28/10/2024 - 14:49

joselena tavares
 

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) participou na última sexta-feira, 25/10, do evento “O Consumidor e a Segurança Alimentar”, promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e realizado no Auditório da instituição.

 

O evento reuniu autoridades e especialistas e discutiu temas essenciais ligados à defesa do consumidor e à segurança alimentar, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre os órgãos para assegurar a saúde dos consumidores e a confiabilidade nos produtos oferecidos nos estabelecimentos.

 

auditório MPPA
 

 

Durante o painel “Perfil Encontrado nos Supermercados”, a gerente de inspeção e classificação  vegetal da ADEPARÁ, Joselena Tavares, abordou a cadeia de produção e distribuição da farinha de mandioca, destacando os desafios e medidas adotadas para garantir a qualidade desse alimento tradicional do Pará.

 

De acordo com a fiscal agropecuária,  a produção de farinha em estabelecimentos que descumprem as normas higiênico-sanitárias pode ocasionar sérios riscos à saúde do consumidor. Tavares também destacou o trabalho de fiscalização do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal para garantir a idoneidade dos insumos , o cadastro e autorização de estabelecimentos industriais e artesanais; a identidade, qualidade e padronização dos produtos e subprodutos vegetais.

 

A gerente destacou ainda a importância do selo de inspeção da ADEPARÁ, apresentando produtos da cadeia da mandioca que são inspecionados pela Agência de Defesa e disponíveis nos supermercados. Atualmente 190 estabelecimentos da cadeia da mandioca possuem registro na Agência e estão habilitados a ofertar produtos seguros e de qualidade ao consumidor. “O Selo de inspeção fortalece a economia do Estado, valorizando a produção proveniente da agricultura familiar, gerando emprego e renda para o pequeno produtor ao inserir o produto regional em novos mercados”, destacou.

 

farinha
 

Mediado pela promotora de Justiça Regiane Ozanan, o painel também abordou fiscalizações realizadas em supermercados do Pará. A médica veterinária Maria do Carmo, que integra o Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI) do MPPA, apresentou as ações de vistoria em estabelecimentos comerciais. Ela destacou a necessidade dos estabelecimentos melhorarem as instalações e os equipamentos e contratarem responsáveis técnicos. Já o diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Reginaldo Pantoja, detalhou a atuação do órgão no controle da segurança dos alimentos oferecidos nos supermercados, com foco na prevenção de irregularidades. 

 

certificado

 

Organizado pelo MPPA, por meio das Promotorias de Justiça do Consumidor de Belém, pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (NUCON) e pelo Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão, o evento contou com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARÁ), da Vigilância Sanitária Municipal, do PROCON, da Delegacia do Consumidor (DECON), além dos Conselhos Regionais de Nutrição e Química.

 

 

 

Texto: Com informações da Ascom do MPPA

Fotos: Alexandre Pacheco - ASCOM/MPPA