Escolas públicas e particulares de Inhangapi recebem palestras da ADEPARÁ
Enviado por
rosa.cardoso
em
Seg, 02/12/2024 - 10:00
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) participou na última quinta-feira, 27/11, de um ciclo de palestras com alunos de uma escola do município de Inhangapi, região nordeste do Pará, onde foram abordados assuntos como a Segurança Alimentar através do consumo de alimentos inspecionados, seja de origem animal ou vegetal.
Outro tema abordado pelos fiscais agropecuários que participaram das ações de educação sanitária no município foi o controle de doenças que acometem o rebanho, como a Raiva animal. Na palestra, apresentada por "Jovens Educadores" - alunos de uma escola da rede particular de ensino do município, sob orientação do Médico Veterinário Joylson Bentes Canto - Fiscal Estadual Agropecuário da ADEPARÁ -, os estudantes abordaram a prevenção e o controle da doença.
“Essa atividade educativa que nós realizamos enquanto órgão de defesa agropecuária visa alertar a população sobre a importância da profilaxia e a notificação imediata em casos de animais doentes assim como em situações de agressões por morcegos em animais de produção ” , orientou o fiscal agropecuário Joylson Canto.
Rastreabilidade
Em outra ação de educação sanitária dos fiscais agropecuários da Unidade Local de Sanidade Agropecuária de Inhangapi, os servidores detalharam a implementação do Programa Pecuária Sustentável do Pará, uma iniciativa pioneira no Brasil que alia o setor público e a iniciativa privada com o objetivo de promover uma nova pecuária no estado, com alta produtividade, transparência e responsabilidade social e ambiental. Por meio do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), o programa vai identificar individualmente todo o rebanho bovino e bubalino até 2026 em todas as regiões do estado.