Escolas públicas e particulares de Inhangapi recebem palestras  da ADEPARÁ

Enviado por rosa.cardoso em Seg, 02/12/2024 - 10:00

educação sanitária

 

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) participou na última quinta-feira, 27/11, de um ciclo de palestras com alunos de uma escola do município de Inhangapi, região nordeste do Pará, onde foram abordados assuntos como a Segurança Alimentar através do consumo de alimentos inspecionados, seja de origem animal ou vegetal. 

 

turma

 

Outro tema abordado pelos fiscais agropecuários que participaram das ações de educação sanitária no município foi o controle de doenças que acometem o rebanho, como a Raiva animal. Na palestra, apresentada por "Jovens Educadores" - alunos de uma escola da rede particular de ensino do município, sob orientação do Médico Veterinário Joylson Bentes Canto - Fiscal Estadual Agropecuário da ADEPARÁ -, os estudantes  abordaram a prevenção e o controle da doença.

 

sala de aula

 

“Essa atividade educativa que nós realizamos enquanto órgão de defesa agropecuária visa alertar a população sobre a importância da profilaxia e a notificação imediata em casos de animais doentes assim como em situações de agressões por morcegos em animais de produção ” , orientou o fiscal agropecuário Joylson Canto.

 

turma de alunos
 

 

Rastreabilidade

 

Em outra ação de educação sanitária dos fiscais agropecuários da Unidade Local de Sanidade Agropecuária de Inhangapi, os servidores detalharam a implementação do Programa Pecuária Sustentável do Pará, uma iniciativa pioneira no Brasil que alia o setor público e a iniciativa privada com o objetivo de promover uma nova pecuária no estado, com alta produtividade, transparência e responsabilidade social e ambiental. Por meio do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), o programa vai identificar individualmente todo o rebanho bovino e bubalino até 2026 em todas as regiões do estado.

 

palestra rastreabilidade