ADEPARÁ apresenta Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará no 62º Encontro Ruralista

Enviado por rosa.cardoso em Qua, 04/12/2024 - 10:33

O Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará, que vai identificar por meio de elementos visuais (brincos) bovinos e bubalinos até 2026 em todas as regiões do Estado, é um dos assuntos do 62° Encontro Ruralista, que será realizado nos dias 03 e 04 de dezembro, na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA). 

 

O encontro vai debater os desafios e oportunidades da sustentabilidade da agropecuária nacional e da região amazônica, reunindo especialistas de diferentes setores para analisar questões fundiárias, ambientais, tecnológicas e políticas que impactam o setor agropecuário brasileiro.

 

Sustentabilidade em foco
 

No primeiro dia, a programação será marcada pela análise da sustentabilidade na agropecuária. Evaristo de Miranda, engenheiro agrônomo e pesquisador, abrirá os debates com a palestra “A agropecuária no Brasil e no Pará são sustentáveis? Futuro e desafios”. Na sequência, Marcelo Bertoni, presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, falará sobre as medidas adotadas pela CNA para equacionar impactos decorrentes de recentes normativas de natureza fundiária, com destaque para a discussão sobre o Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal.

 

À tarde, o tema econômico ganha espaço com uma palestra sobre crédito rural, conduzida por André Vicente Raposo, da Caixa Econômica Federal. O cenário político pós-eleições municipais também será debatido por Miriam Vaz, da CNA. O dia encerará destacando a efetiva participação feminina no agronegócio, com a posse de novas comissões das Mulheres do Agro, presidida pela produtora rural Cristina Malcher.

 

 

Tecnologia e COP 30 no centro das discussões


O segundo dia abordará inovações tecnológicas e a preparação do agro paraense para a COP 30. Josino Gomes dos Santos, da Adepará, apresentará o Sistema de Rastreabilidade Bovina Individual do Pará (SRBIPA), enquanto o pesquisador da Embrapa Alfredo Homma discutirá os desafios e oportunidades do agro pós-COP 30.

 

A tarde será dedicada a debates sobre tecnologia e sustentabilidade. Renato Coelho (Sebrae/PA) e Matheus Ferreira (ICNA) apresentarão soluções inovadoras para o setor. Aldo Rebelo, ex-ministro e atual secretário de Relações Internacionais de São Paulo, trará uma perspectiva sobre desenvolvimento sustentável e soberania na Amazônia.

 

O evento contará também com a participação do Governo do Estado do Pará, representado por Raul Protázio Romão, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, reforçando o compromisso com políticas que conciliam desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

 

Ao final, o presidente da Faepa apresentará como o agro paraense tem buscado desenvolver uma produção agropecuária cada vez mais sustentável, com inovação e desenvolvimento estruturante, apresentando propostas concretas para os desafios atuais e futuros da agropecuária do Pará.

 

Serviço:

62º Encontro Ruralista

Data: 3 e 4 de dezembro de 2024
 

Local: Palácio da Agricultura, em Belém

 

Para garantir sua presença, faça sua inscrição no link https://www.even3.com.br/62-encontro-ruralista-do-para-514669/

 

 

Com informações da FAEPA