Representantes do Estado de Alagoas conhecem Serviço de Inspeção Vegetal da ADEPARÁ e política de registro artesanal

Enviado por rosa.cardoso em Seg, 02/12/2024 - 10:17

representantes do estado de Alagoas conhecem casas de farinha no Pará

 

A política de inclusão de pequenos agricultores por meio da implementação de agroindústrias artesanais que processam produtos derivados da mandioca e polpas de frutas em diversas regiões do Pará vem chamando a atenção de outros estados. 

 

No final de novembro, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) recebeu a visita de dois representantes do estado de Alagoas, interessados em conhecer essa política pública, que gera emprego e renda para a agricultura familiar.

 

Durante uma visita a sede da ADEPARÁ, em Belém, o gerente do Sebrae de Alagoas  Arestides e a Engenheira Agrônoma Joseani Castro, da Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas, conheceram o funcionamento do serviço de inspeção vegetal e a política pública que impulsiona a criação de casas de farinha e agroindústrias de polpas de frutas.

“Nós tomamos conhecimento do projeto que acontece aqui no Pará com essas agroindústrias e viemos com a intenção de conhecer, ver como  funciona, quais os êxitos desse trabalho, como aconteceu, como se desenvolveu nos últimos anos para que nós possamos verificar a possibilidade de aplicação no Estado de Alagoas. Então, a nossa intenção é entender o funcionamento, as dificuldades, os gargalos, as potencialidades para que a gente possa replicar no nosso Estado”, disse Josiane Castro.

 

visita representantes de alagoas

 

O encontro contou com a participação da diretora de inspeção e defesa vegetal, Lucionila Pimentel, da gerente de inspeção e classificação vegetal Joselena Tavares, do gerente de  produtos artesanais de origem vegetal,  Nelson Leite, do gerente de inspeção de produtos artesanais vegetais Hamilton Altamiro e do gerente de sementes e mudas Cleber Eufrásio Sampaio. 

 

Na oportunidade, os servidores apresentaram os programas executados pela Agência de Defesa como a certificação de agroindústrias de polpas de frutas, que possui hoje 225 estabelecimentos autorizados a processar polpas de frutas registrados no Serviço Estadual de Inspeção Vegetal, que seguem as normas sanitárias de higiene e passam por inspeção regular da Adepará. 

 

reuniao com representantes de Alagoas

 

Os representantes de Alagoas também tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Projeto RENIVA - do MANIVEIRO Benedito Dutra, um dos maiores bancos de cultivares de mandioca do Norte do Brasil, localizado no município de Tracuateua. Eles também visitaram três Casas de Farinha, em Bragança, município que possui a indicação geográfica (IG) Farinha de Mandioca de Bragança, registro que reconhece o trabalho dos produtores ,garante visibilidade para a farinha produzida na região e eleva a qualidade do produto. A visita técnica foi acompanhada dos fiscais agropecuários Cleber Eufrasio Sampaio,Gerente de sementes e mudas, e Hamilton  Altamiro,  gerente de Produtos Artesanais Vegetais.

 

“Visitamos o produtor rural e engenheiro agrônomo Benedito Dutra, que é Maniveiro vinculado ao Projeto RENIVA da Embrapa, e verificamos " in loco"  um sistema de Irrigação tipo Pivô Central para 23 hectares”, informou Cleber Sampaio.

.

visita à plantação de mandioca

 


Projeto Reniva -  A Rede de Multiplicação e Transferência de Manivas Sementes de Mandioca, com qualidade Genética e Fitossanitária, é coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas, na Bahia. O Maniveiro está multiplicando diversas cultivares de Mandioca, entre elas BRS POTI e BRS MARI, que foram lançadas pela EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL DE BELÉM-PA. Também outras cultivares como: BRS FORMOSA, BRS PRATA, BRS CAIPIRA, BRS KIRIRIS, BRS JACUNDÁ, BRS PURIS, BRS POTI BRANCA, BRS 420, BRS DOURADA, BRS 429, as mesmas para diversos Estados Brasileiros.