Durante a programação mais de 50 servidores foram treinados no SIGEAGRO e 200 animais bovinos foram identificados.

A Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), em parceria com o sindicato rural de Redenção, realizou o encontro com produtores rurais, pecuaristas, representantes de revendas agropecuárias sobre a rastreabilidade individual bovina e seus benefícios para a produção pecuária do estado.
O encontro aconteceu no último dia 27, no auditório do sindicato rural de Redenção com a presença de 200 convidados. O público pode conhecer as ações do Sistema de Rastreabilidade Individual Bovídea do Pará (SRBIPA), e como a indústria de saúde e tecnologia na área animal vem contribuindo para o crescimento da rastreabilidade individual bovina.
"Essa é mais uma parceria com o sindicato rural de Redenção, onde podemos apresentar ao produtor como o SRBIPA vem sendo executado pela Adepará. Nada melhor do que estar na casa do próprio produtor rural", afirma a gerente de rastreabilidade e cadastro agropecuário da Adepará, Barbra Lopes.

O Presidente do sindicato rural de Redenção, Márcio Borges, comenta que o momento é importante para esclarecer dúvida sobre como o sistema de rastreabilidade bovídea vem sendo implantado no estado. "Esse encontro que a Adepará vem fazendo de orientar o produtor é muito importante, onde podemos conhecer e entender como está sendo implantada a rastreabilidade, já que o Pará saiu na frente de outros estados com a rastreabilidade bovina. A capacitação dos servidores com esse novo sistema é positivo para o produtor rural se adaptar com esse novo formato da produção pecuária".

Capacitação - Mais de 50 servidores das regionais de Redenção, Xinguara e Tucumã da Agência de Defesa foram treinados com o novo sistema de rastreabilidade, o SRBIPA. A capacitação conta com uso do sistema de gestão e defesa agropecuária responsável por armazenar todas as informações que estão sendo geradas no momento da identificação individual de bovinos e bubalinos, na versão web ou pelo modo offline. Deixando as equipes de campo habilitadas a operar o novo sistema desenvolvido pela Adepará. Durante a prática de campo, a atividade realizada na fazenda cachoeira, 200 animais foram identificados individualmente com o procedimento conhecido como "brincagem". Utilizando dois brincos, um amarelo permitindo uma leitura visual. Já o outro brinco usado, na cor azul com tecnologia RFID.
“Os servidores das três regionais da Adepará de Redenção, Xinguara e Tucumã, estão colocando em prática o uso do sistema de rastreabilidade, como identificar as informações dos animais e como usar no Sigeagro, tirando nossas dúvidas durante a atividade. Nós estamos somando com as três regionais no intuito de capacitar nossos servidores para atender melhor o produtor. Foi um treinamento muito produtivo”, disse o gerente regional de Redenção, Geovainni Arruda.
O encontro com os produtores contou com o apoio do sindicato rural de Redenção.
