Enviado por
rosa.cardoso
em
Qui, 22/05/2025 - 15:07
O Pará é pioneiro na implantação da rastreabilidade bovina e de búfalos no País. Com o segundo maior rebanho do Brasil, o Estado vem promovendo uma pecuária sustentável com sanidade, transparência e responsabilidade social e ambiental.
O Programa Pecuária Sustentável do Pará foi lançado durante a COP 28, em Dubai, e é a maior iniciativa de rastreabilidade individual do Brasil.
A proposta é promover uma nova pecuária no estado, conciliando desenvolvimento econômico e regularização ambiental.
Parceria entre setor público e privado e prioriza a alta produtividade, segurança sanitária, a transparência e
responsabilidade socioambiental na cadeia produtiva, visando a produção de carne de qualidade com sanidade animal e livre de desmatamento.
O objetivo é implementar a rastreabilidade animal, um dos eixos do programa para comprovação da origem dos animais, abrindo espaço de comercialização da carne produzida no Pará para os mercados internacionais exigentes, como o europeu e o chinês, além do fortalecimento da confiança dos consumidores.
A meta do programa é rastrear 100% do rebanho bovino movimentado no Pará a partir de 1 de janeiro de 2026 e chegar a todo o rebanho bovino e bubalino rastreado a partir de 1 de janeiro de 2027. O programa prioriza a intensificação produtiva, recuperação de pastagens e suporte técnico aos produtores.