Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

Enviado por rosa.cardoso em Seg, 02/06/2025 - 12:44

 

É com imensa alegria e profundo sentimento de orgulho que a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) compartilha com todos a conquista em âmbito internacional, como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. O feito histórico reconhece o novo status sanitário do estado que detém o maior rebanho bubalino com mais de 700 mil animais e segundo maior rebanho bovino com mais de 26 milhões de cabeças de gado, foi concedido no dia 29 de maio de 2025, durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), realizada em Paris, na França.

 

Essa conquista é fruto de um trabalho árduo, técnico e incansável de profissionais comprometidos com a saúde animal. Não seria possível sem o comprometimento, a competência e a dedicação dos servidores da ADEPARÁ, que são os verdadeiros protagonistas desta trajetória. Cada servidor que atuou nos escritórios locais, nas barreiras sanitárias, nas campanhas de educação sanitária, nos trabalhos de vigilância ativa e passiva, à coordenação dos programas sanitários, gerências técnicas e a gestão dos dados, na comunicação e em tantas outras frentes, desempenhou papel essencial e indispensável para que o Pará alcançasse esse reconhecimento internacional.

 

A ADEPARÁ expressa sua mais profunda gratidão a todos os profissionais que vestiram a camisa da defesa agropecuária e que, com zelo e senso de missão pública, superaram desafios e se dedicaram com excelência à retirada da vacinação e ao fortalecimento do sistema de vigilância. Este reconhecimento é, antes de tudo, um reflexo da competência técnica, da seriedade e do comprometimento dos nossos servidores.

 

Também agradecemos a confiança, gratidão e a parceria de toda a cadeia produtiva da pecuária paraense, em especial aos produtores rurais que, lado a lado com o Serviço Veterinário Oficial, abraçaram essa jornada com responsabilidade e protagonismo, reforçando a vigilância e cumprindo de forma decisiva para o fortalecimento, controle sanitário e vigilância seguindo com rigor as orientações de defesa sanitárias.

 

Este é um momento que ficará marcado na história da defesa agropecuária do Pará. Que ele sirva de inspiração para que sigamos juntos, com ainda mais determinação, na preservação desse patrimônio coletivo, mantendo o status de zona livre de aftosa sem vacinação e promovendo o crescimento sustentável do rebanho e a segurança alimentar em nosso estado.