ADEPARÁ e MAPA ofertam curso para engenheiros agrônomos emitirem certificação de frutos produzidos no Pará
Enviado por
rosa.cardoso
em
Seg, 23/06/2025 - 15:03
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) está com inscrições abertas para mais uma formação de engenheiros agrônomos interessados em obter a habilitação para emitir certificados fitossanitários de origem para frutos produzidos no território paraense.
A nova edição do Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) será realizado no período de 08 a 11/07/2025, no município de Tomé Açú, na região de integração do rio Capim, e será voltado para a mosca-da-carambola, praga que possui mais de 30 tipos de frutos hospedeiros, e para a monilíase, doença do cacaueiro que acomete frutos de cacau e cupuaçu.
Esclarecemos que os participantes serão capacitados a reconhecer a praga quarentenária Moniliophthora roreri, porém a habilitação para a referida praga ocorrerá após mudança de status, de acordo com ato normativo do MAPA.
Ofertado em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura no Pará (SFA-PA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o curso oferece 30 vagas para profissionais da agronomia.
Durante o curso, serão ministradas aulas expositivas e também práticas em campo. Os instrutores são fiscais estaduais agropecuários da ADEPARÁ e especialistas nas pragas quarentenárias, monilíase e mosca-da-carambola.
Para realizar as inscrições, os interessados devem preencher a ficha de inscrição, efetuar o pagamento da taxa, que é gerada nas unidades da ADEPARÁ e encaminhar o comprovante de pagamento para o email certificacaoadepara@gmail.com
Este ano, a ADEPARÁ já realizou curso de certificação voltado para as pragas do cacau e da banana em Altamira, na região do Xingu.
Serviço:
Curso de Certificação Fitossanitária - CFO e CFOC para monilíase e mosca-da-carambola
Período: 08 a 11 de julho de 2025
Local:Tomé Açu
INSCRIÇÃO:
Requisitos: Exclusivo para Engenheiros Agrônomos, com registro no CREA (apresentar cópia da carteira do CREA via e-mail).