ADEPARÁ participa de evento internacional sobre defesa sanitária
Enviado por
rosa.cardoso
em
Seg, 04/08/2025 - 13:14
A Agência de Defesa Agroepcuária do Estado do Pará (ADEPARA) participou, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, do Curso de Análise de Risco para Prevenção da Introdução da Peste Suína Africana nas Américas, promovido pela Tuskegee University e pelo United States Department of Agriculture (USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O evento reuniu representantes de nove países do continente, promovendo a troca de experiências e o alinhamento de estratégias para fortalecimento da defesa sanitária nas Américas. O Brasil é reconhecido como livre da Peste Suína Africana.
A gerente do Programa de Sanidade Suídea no Pará, Elaine Queiroz, representou a ADEPARA no encontro, reforçando o compromisso do órgão com a proteção da suinocultura.
"Atualmente, o Pará integra o projeto de vigilância integrada em propriedades não tecnificadas (granjas não tecnificadas), juntamente com os estados do Norte (Amazonas, Amapá e Roraima) e o Maranhão. Esta iniciativa faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica, que visa erradicar a doença e garantir que todo o território nacional também se torne livre da Peste Suína Clássica, superando esse importante desafio sanitário", afirmou a gerente.