ADEPARÁ e parceiros realizam mutirão de cadastramento de produtores de abacaxi em Salvaterra

Enviado por rosa.cardoso em Qua, 10/09/2025 - 14:52

equipe em Salvaterra



 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) iniciou, nesta semana, um mutirão voltado à agricultura familiar em Salvaterra, arquipélago do Marajó, com o objetivo de atualizar os cadastros já existentes e cadastrar novos produtores, propriedades rurais e unidades produtivas para a emissão da Guia de Trânsito Vegetal (GTV) do abacaxi, principal produto da região.

 

cadstro de produtores
 

 

O mutirão acontece na sede da Cooperativa de Agricultura Familiar do Marajó (COOPAFAM), na Vila de Condeixa, e conta com a participação de instituições parceiras como EMATER, SEBRAE, SAAB e BASA.


Durante a ação, a ADEPARÁ cadastra novos produtores e atualiza cadastros de quem já cultiva abacaxi no município. A atualização cadastral envolve, além de documentos pessoais, informações sobre as roças. Os produtores devem levar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de posse da terra. Após o cadastro, a equipe acompanha o produtor até o plantio e realiza a coleta de coordenadas geográficas da unidade produtiva onde o produtor já fica apto para a emissão da GTV.

 


plantações de abacaxi

 

O gerente em exercício da Regional de Soure, Olivar Valente, explicou que o produtor recebe orientação sobre como emitir a GTV usando o celular, com o login de produtor, ou pelo computador, a partir de casa. “É uma forma de dar mais autonomia ao produtor, ampliando a liberdade para que ele possa gerenciar e emitir a GTV”, afirmou.


 

O trabalho da defesa agropecuária em Salvaterra fortalece a agricultura familiar e oferece acompanhamento técnico e de gestão para a cadeia produtiva do abacaxi. “Salvaterra está no início do processo para a obtenção da Indicação Geográfica (IG) do abacaxi. Nesta etapa de cadastros, levantamentos de áreas e das unidades produtivas, estamos consolidando as bases de dados para a IG”, destacou o gerente da ADEPARÁ.

 

equipe da ADEPARÁ realizando as ações
 

 

Segundo Glaub da Silva Oliveira, presidente da COOPAFAM, as parcerias fortalecem a cadeia produtiva na ilha. “É um trabalho que já vem sendo feito há cerca de um ano, de forma coletiva, que valoriza o cooperativismo. Isso é muito importante para que nossos agricultores tenham acesso às políticas públicas”, comentou.


Sobre a cooperativa, Oliveira ressaltou que a parceria com a ADEPARÁ tem sido fundamental para desenvolver o potencial da produção de abacaxi no município.

O agricultor familiar Rosenildo Teixeira faz seu depoimento enfatizando a importância da GTV para o escoamento da produção de maneira organizada e regulamentada. “Com a GTV, conseguimos vender o nosso abacaxi diretamente para o mercado. Antes, muitos produtores não tinham esses cadastros. Hoje entendemos o quanto é importante cadastrar, realizar vistorias e levantar quantos agricultores existem em Salvaterra”, concluiu.