40 servidores das regionais de Xinguara, Redenção, Marabá e São Geraldo do Araguaia foram capacitados em geoprocessamento.

Enviado por nathalia.lima em Qua, 15/10/2025 - 13:48

Uso de drones e ferramentas digitais moderniza ações de defesa agropecuária no Pará 

 

 

Defesa Animal

 

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará realizou na última semana, de 01 a 03, e de 07 a 09 de outubro, o curso de Geoprocessamento para fiscais e agentes estaduais agropecuários, das regionais de Xinguara, Redenção, Marabá e São Geraldo do Araguaia.  

 

Por iniciativa da Diretoria de Defesa e Inspeção Animal com apoio da Diretoria-geral, o curso capacitou os servidores, que atuam diretamente na Defesa Agropecuária. Auxiliando as atividades do campo, nas situações de focos de doenças, contagem de rebanho e nos planejamentos das rotas de fiscalização.

 

“Esse é um treinamento de natureza essencialmente técnica, que introduz ferramentas fundamentais para a modernização das nossas ações de defesa agropecuária. O geoprocessamento é hoje uma ferramenta indispensável tanto para o planejamento e execução das atividades de rotina, como para a resposta a situações emergenciais. Aliado a isso, o uso do drone representa um importante avanço tecnológico, permitindo maior precisão nas ações de campo, desde o mapeamento e a contagem de rebanhos até o acompanhamento de focos e áreas de risco” comenta a diretora de defesa e Inspeção animal da Adepará, Graziela Oliveira. 

 

Defesa Animal

 

 

Como parte do conteúdo programático, a prática com a utilização de tecnologia para filmar e fotografar as áreas mapeadas, foi uma inovação para a área técnica em defesa Animal.

 

 

Defesa Animal

 

 

“Os servidores tiveram a oportunidade de trabalhar com novas ferramentas para melhorar a atuação em campo como: conceitos de cartografia, mapas, auxílio no cadastro das propriedades, mapas de densidade dos animais, perifoco e drone com a legislação, cuidados operacionais e práticas com contagem de rebanho” afirmou o instrutor e engenheiro cartógrafo da Adepará, Elian Trindade. 

 

 

 

Defesa Animal

 

O treinamento foi dividido em duas turmas, a primeira realizada para 18 servidores da regional de Xinguara e Redenção, no laboratório de informática do SENAR/ Sindicato Rural de Xinguara. Já a segunda turma do curso aconteceu no Centro Universitário Anhanguera, em Marabá, capacitando um total de 22 servidores, das regionais de Marabá e de São Geraldo do Araguaia. A região sudeste tem um potencial na produção de rebanho, é uma rota estratégia que possui muitas propriedades e número expressivo de animais. 

 


Como parte da atuação da Unidade de Capacitação e Treinamento,  o Curso se Geoprocessamento é mais uma inovação para a capacitação dos servidores da ADEPARÁ. " Com um conteúdo programático específico, e a prática com a utilização de drone para filmar e fotografar as áreas mapeadas, o curso visa novas perspectivas para a área técnica em defesa Animal. No próximo ano, daremos continuidade na capacitação das outras regionais." relatou a coordenadora de capacitação da Agência, Karla Julieta de Sousa.

 

Defesa Animal