Massagens, aulas de danças e ritmos e atendimentos dentários foram alguns dos serviços oferecidos
às servidoras no evento em alusão ao Outubro Rosa , campanha que busca a conscientização de mulheres a respeito do câncer do colo de útero e do câncer de mama.

Realizado nesta quarta-feira,29, no auditório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), o evento teve início por volta de 9h30 com uma palestra que abordou a importância da identificação e diagnóstico precoce do câncer de mama, e ressaltou a necessidade de conscientizar o público feminino a respeito dessas doenças.
Além da palestra, as servidoras puderam verificar a pressão arterial, medir o índice de massa muscular e ainda aproveitaram para cuidar da própria beleza através de curso de automaquiagem, colocação de cílios e limpeza de sobrancelhas.
Para tornar o dia mais leve, o Coral “Vozes da ADEPARÁ“ fez uma apresentação em homenagem a todas as servidoras que participaram do Outubro Rosa na sede da Agencia, em Belém.

A organizadora do evento, Lidivane Costa, reforçou a importância da campanha, e afirmou que o cuidado e a atenção sobre essas doenças precisam ocorrer nos demais meses do ano, “Não precisa você esperar até o Outubro Rosa pra se cuidar, ao menos uma vez ao ano você deve ir ao médico para fazer um check up completo. A prevenção é importante para a manutenção da saúde”, disse a gerente de desenvolvimento humano.

Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha que busca a conscientização de mulheres a respeito do câncer do colo de útero e do câncer de mama, e acontece anualmente no Brasil desde 2002. A campanha incentiva mulheres a fazerem os exames para prevenir doenças e identificar e diagnosticar a presença do tumor de forma precoce.
Câncer de Mama
É o tipo de câncer mais comum entre mulheres, e se dá pelo crescimento desordenado de células anormais na mama, formando um tumor. É possível prevenir a doença fazendo o autoexame, ou exames de imagem, como ultrassom e mamografia, disponíveis pelo SUS, e que devem ser realizados a partir dos 40 anos.
Câncer do Colo do Útero
O Câncer de colo é um tumor que se desenvolve nas células da parte mais baixa do útero, causada principalmente pela infecção do vírus HPV, e é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. A prevenção pode ser feita através do imunizante contra o HPV, da realização dos exames preventivos como o Papanicolau, e na utilização de preservativos para reduzir a transmissão do vírus.
