Em praias muito procuradas no nordeste paraense, equipes da Agência de Defesa Agropecuária alertam ainda para o consumo de alimentos
Com o objetivo de prevenir casos de Influenza aviária, e conscientizar foliões sobre consumo seguro e responsável de alimentos, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) promove ação de educação sanitária nos municípios de Bragança, Salinópolis, Viseu e Augusto Corrêa, no nordeste paraense. A ação prossegue até terça-feira (17).
A iniciativa ocorre em praias e outros balneários devido ao grande fluxo de pessoas e à presença de aves migratórias, que utilizam essas áreas como pontos de pouso e reprodução. Embora o Pará não registre casos da doença, a vigilância preventiva é fundamental para evitar a introdução do vírus no território estadual.

Durante o feriado de Carnaval, agentes da Adepará estarão em pontos estratégicos dos balneários, distribuindo material informativo sobre Influenza aviária e orientando a população a consumir produtos de origem animal devidamente inspecionados pelo órgão.
Consumo consciente - A medida reforça a importância da adoção de práticas seguras para proteger a saúde da população. “Devido ao fluxo sazonal do Carnaval, intensificamos a fiscalização em zonas de veraneio para garantir a qualidade dos produtos comercializados. A ação visa sensibilizar a população em geral sobre a necessidade do consumo de itens com selo de inspeção vegetal e animal”, informou o gerente de Educação Sanitária da Agência, Carlos Alexandre.
Na Praia de Ajuruteua, em Bragança, moradores e turistas aproveitaram o sábado (14) para esclarecer dúvidas com os agentes que participaram da ação preventiva, que continua neste domingo (15), na Praia do Atalaia, em Salinópolis.

Cuidado redobrado - A farmacêutica Natália Silva ressaltou a relevância da iniciativa. “Sabemos que não há casos de gripe aviária no Pará, mas qualquer descuido pode trazer prejuízos à saúde. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados. Achei a iniciativa muito válida”, disse Natália.
Segundo o motorista Leandro Ferreira, “muitas vezes compramos produtos sem verificar se foram inspecionados. Esse alerta é importante, e nos faz adotar práticas mais seguras”.

Participam da ação agentes de fiscalização e o médico veterinário Joylson Bentes, fiscal estadual agropecuário, que falou sobre a escolha das praias para o trabalho de conscientização. “São locais com grande fluxo e aglomeração durante o Carnaval. Além disso, as praias são os locais onde as aves migratórias pousam para se reproduzir. Como elas vêm de outras regiões, podem trazer esse vírus, que pode contaminar tanto as nossas aves silvestres quanto as aves domésticas, causando um sério risco para os nossos animais de produção, e até mesmo para a nossa saúde pública É um trabalho preventivo e educativo, com distribuição de folhetos e orientações essenciais para alertar os foliões sobre a Influenza viária, e a importância de consumir apenas alimentos inspecionados”, enfatizou o veterinário.
