Mais de 70 gerentes da Adepará são capacitados em gestão

Enviado por rosa.cardoso em Sáb, 19/10/2024 - 10:10

 

Durante toda a semana foi feito o nivelamento entre as gerencias além de qualificação em gestão de conflitos no serviço público.

 

Equipe responsável pelo treinamento

 

Relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, técnica em atender o serviço público no dia a dia de trabalho, compreender a gestão, foram alguns temas debatidos para gerentes, diretores, coordenadores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) lotados na sede e nas regionais do Estado, que participaram do curso de “Gestão de Conflitos no Serviço Público”, realizado durante esta semana na sede da Agência de Defesa, em Belém. 

 

geral auditório

 

Essa é terceira vez que a Unidade de Capacitação e Treinamento da Adepará, realiza esse curso este ano. Nesta edição mais de 70 servidores entre gerentes regionais, diretores e coordenadores foram qualificados. Buscando a valorização, desenvolvimento e bem-estar dos profissionais durante suas jornadas de trabalho seja ele administrativo ou atividades realizadas no campo diretamente ao produtor. 



Diretores

 

Para o diretor-geral da ADEPARÁ o maior ativo da Agência são as pessoas e é preciso valorizá- las. “ Esse curso é para capacitar os gerentes regionais e para que eles  possam ser multiplicadores da informação e que essa informação possa ser difundida para todos os servidores e a gente espera que além de melhorar a atuação do gerente na gestão operacional também melhore o gerenciamento dos conflitos e possa aproximar o gerente aos servidores, ao nosso time espalhado por todo o estado e isso vai se refletir na melhoria do ambiente de trabalho, na execução das ações no campo e na qualidade do serviço prestado, no atendimento ao produtor e deixa a agência cada vez mais forte, mais humana” disse Jamir Macedo. 

 

 

Publico

 

 

Em 2025 o curso de gestão de conflitos será expandido para outros setores da Agencia de Defesa. “Nós vamos levar o curso também para os outros servidores das gerências. A intenção é melhorar o atendimento ao público, ao produtor rural. Melhorando a gestão, fazendo um relacionamento interpessoal, ampliando o nosso conhecimento como gestor técnico, mas também para lidar não só com o produtor, mas com a gente mesmo, com a nossa família, nosso dia a dia, melhorar e evoluir como ser humano” afirma a gerente da Área de Gestão de Pessoas, Eliana Braga. 

 

Graziela Oliveira

 

Para gerente da epidemiologia, Núbia Vasconcelos o curso de gestão vai melhorar a relação de trabalho na agência. “As instituições são feitas de pessoas, ou seja, o que vai reproduzir são os comportamentos das pessoas que formam as instituições. Então, quando você tem um conflito, você tem que partir do princípio que o conflito tem uma origem, que pode ser de cunho pessoal ou pode ser de cunho institucional. Algo que o indivíduo como um todo está sofrendo fora do seu trabalho, na sua vida pessoal ou algo que o indivíduo cometeu na instituição, no trabalho. Então, o curso vem trazer esse olhar no sentido de que se você ver o ser humano como um todo, você pode verificar os conflitos tanto de cunho pessoal como de cunho institucional. Sendo que a instituição não está livre de ter que resolver esse problema. Porque embora seja de cunho pessoal, ele interfere na instituição”. 

 

 

gerentes regionais

 

O curso foi ministrado por Loris Luiz Martins das Neves, com mais de 20 anos de experiência no ensino superior e responsável pelo conteúdo de cursos, consultorias e palestras na área de Relacionamento Interpessoal e Desenvolvimento de Pessoas. Essa foi a primeira vez que os gestores da ADEPARÁ participaram de uma qualificação desse porte. “Os gestores precisavam ser envolvidos nesse processo, essa proposta de mudança. Porque não adianta mudar o operacional, trazer as informações para o operacional, se o gestor ele fica de fora. Na realidade é que esses processos atinjam todos dentro da Adepará, não apenas gestores, não apenas Castanhal, não apenas Belém ou outras regionais, mas todos. Todos precisam saber do que a Adepará está fazendo no intuito de melhorar os relacionamentos de seus servidores” disse o professor da EGP Loris Neves. 

 

 

Lucionila Pimentel

 

Para a gestora que administra uma equipe de aproximadamente 30 pessoas em 6 municípios abrangidos pela regional a capacitação contribuiu para a melhoria do trabalho no campo.

“A gente disponibiliza esse tempo para ouvir, para aprender. E também fazer nossos questionamentos, falar das nossas dificuldades, para que possamos evoluir o nosso trabalho. Atribuo o bom desempenho da gerência aos nossos servidores, que são poucos, mas muito comprometidos, muito dedicados nas suas funções” disse a gerente da regional de São Geraldo do Araguaia, Sandra Silva.

 

equipes dos programas sanitários