ADEPARÁ inicia o ano com bem-estar de servidores e realiza programação alusiva ao Janeiro Branco

Enviado por rosa.cardoso em Seg, 27/01/2025 - 10:08

palestrante

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) realizou programação em alusão ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a prevenção de doenças mentais.

 

Em 2025 o tema da campanha é: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é fazer com que pessoas, famílias, empresas e instituições apoiem ações que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.

 

Na ADEPARÁ, os servidores assistiram a palestra de especialistas na área e receberam orientações sobre saúde mental , identificação de transtornos emocionais, prevenção de doenças  e encaminhamentos sobre a rede de serviço. 

 

A programação também contou com uma campanha de vacinação com oferta de doses de influenza,hepatite A e B, Dupla Viral e Febre Amarela.

 

De acordo com os organizadores,  a procura foi muito grande e um total de 150 servidores foram imunizados.

 


vacinação
 

 

A importância da campanha janeiro Branco na ADEPARÁ 

 

O primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, novas metas, reflexões e novos projetos. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental. Segundo o criador da campanha, o psicólogo Leonardo Abrahão, Janeiro Branco é uma campanha nacional no combate ao adoecimento mental. “O mês é um convite para que cada servidor reflita sobre suas emoções e relacione-se melhor consigo mesmo. Visa  prevenir nossos afastamentos na Adepará  em decorrência de problemas emocionais ”, pontuou a psicóloga Gabriela Danin.

 

“O Janeiro Branco é um momento oportuno para fomentar debates sobre a saúde mental e reduzir o estigma que ainda cerca as doenças emocionais. É uma campanha que incentiva a prevenção e o tratamento adequado para o nosso bem-estar emocional. O objetivo da campanha é trabalhar a nossa sensibilidade, ter uma percepção sobre o nosso autocuidado, assumir as nossas responsabilidades sobre o nosso autocuidado, pois somente eu posso cuidar da minha saúde mental, zelar pelas nossas necessidades, não tem como terceirizar a minha saúde mental”, explicou o psicólogo Leomar Santos, convidado para ministrar a palestra para os servidores da instituição.


 

Onde buscar ajuda ?

1-Unidade Básica de Saúde 

2-Centro de Atenção Psicossocial 

3-Clínica Escola de Psicologia 

4-Serviço de Psicoterapia 

5-Serviços de Saúde Ocupacional 

6-Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

 

vacinação