ADEPARÁ realiza 1º Reunião Técnica on-line  sobre a Vassoura de Bruxa da Mandioca

Enviado por rosa.cardoso em Seg, 17/02/2025 - 16:38

Planta de mandioca com vassoura de bruxa

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), por meio da Gerência de Pragas Quarentenárias realiza, nesta terça-feira, 18/02, às 13h, a 1ª Reunião Técnica on-line intitulada "Conhecendo a Vassoura de Bruxa da Mandioca", que será ministrada pelo Dr. Adilson Lima, pesquisador da Embrapa Amapá.


Direcionada aos servidores das vinte regionais da Agência, o encontro remoto será pela plataforma Teams.“Essa primeira reunião será apenas com os servidores da Adepará, de todas as unidades da Agência  dos 144 municípios. Nesse primeiro momento, queremos nivelar os conhecimentos sobre essa praga com todos os nossos servidores. Em uma próxima reunião que faremos, já será para apresentar aos nossos servidores nosso plano de ação para prevenção e até para o controle caso essa praga adentre nosso Estado, pois atualmente ocorre em 6 municípios do Amapá”, explica a gerente Maria Alice Thomaz. 

 

A vassoura de bruxa é a mais nova  doença que está afetando a cultura da mandioca, no Amapá. A praga não tem qualquer relação com a vassoura de bruxa do cacaueiro. Trata-se de uma doença nova, detectada oficialmente em julho de 2024 em aldeias indígenas do Oiapoque, no Amapá. O fungo não é capaz de causar mal nenhum para a saúde humana, apesar de ser altamente destrutivo para as lavouras de mandioca. A praga encontra-se presente, até o momento, apenas no Amapá.  O Mapa decretou emergência fitossanitária para a doença nos estados do Amapá e do Pará. "O Pará foi incluído pois, como a doença segue avançando dentro do Amapá, nosso estado possui um fronteira terrestre com esse Estado, além do Pará ser o estado com maior produção de mandioca do Brasil”, explicou a gerente.

 

Desde que foi declarada a emergência sanitária para a praga quarentenária, a Adepará construiu em conjunto com a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/PA), um plano emergencial de combate à vassoura de bruxa da mandioca , que irá realizar levantamentos emergenciais para detecção da praga em 28 municípios escolhidos pela proximidade com o Amapá e pela produção expressiva de mandioca.  

 

A reunião desta terça será uma oportunidade para os servidores se atualizarem sobre o tema.
Para participar, ao acessar o link pelo PAE, o  servidor deverá se identificar com nome, sobrenome e local de lotação. Essa identificação é essencial para que possam permanecer logados durante a reunião.  

 

reunião técnica

 

SERVIÇO:


1ª  Reunião Técnica on-line "Conhecendo a Vassoura de Bruxa da Mandioca" 
Data: 18 de fevereiro de 2025
Horário: 13 horas
Plataforma: Teams