Termina nesta sexta, 28, o prazo para o cadastro das propriedades que cultivam soja no Pará

Enviado por rosa.cardoso em Qui, 27/02/2025 - 14:42

 Durante todo o mês de fevereiro Agência de Defesa orientou produtores a procurarem uma unidade da ADEPARÁ para cadastrar a produção. 

 


ùltimo dia para o cadastro da soja

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) informa que o período do cadastro anual das áreas de cultivo de soja, referente à Safra de 2024/2025, terminou nesta sexta-feira,28, e não será prorrogado. 

 

O cadastro anual das áreas de soja é obrigatório e ajuda a prevenir a ferrugem asiática, principal doença que afeta esse cultivo.

 

O monitoramento da cultura objetiva o controle de doenças e pragas, explica Maria Alice Thomaz, fiscal agropecuária e gerente do programa de pragas quarentenárias da Adepará. A engenheira agrônoma lembra que é competência do sojicultor, assim como também aos produtores de sementes e responsáveis por plantios destinados à pesquisa, a realização do cadastro anual na Adepará. “O produtor de soja deverá registrar suas áreas de plantios em formulário próprio e fazer a declaração de conformidade do cumprimento do vazio sanitário da soja”,enfatizou.

 

É a partir do conhecimento das áreas com soja no Estado, que a Adepará pode planejar e executar as ações de defesa fitossanitária do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) para o fortalecimento da cadeia produtiva no estado. Além disso, é uma importante ferramenta de orientação para regular e amparar a produção agrícola estadual e de inserção em políticas públicas.

 

“O cadastro anual, permite uma ação mais rápida e eficiente, em situações de emergências fitossanitárias e no atendimento de focos de pragas capazes de reduzir a produção e causar prejuízos aos produtores. Quem não se regularizar estará sujeito às penalidades previstas na lei estadual, como a não inclusão no planejamento estadual, visando o controle e prevenção de pragas na cultura da soja”, ressalta Rafael Haber, gerente de defesa vegetal.