Corregedoria da ADEPARÁ retoma projeto de ação preventiva e correição nas unidades administrativas

Enviado por rosa.cardoso em Sex, 07/03/2025 - 11:40

reunião corregedoria e diretoria geral

 

 

A Corregedoria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) inicia, este mês, os trabalhos de Ação Preventiva e Educativa que visam esclarecer dúvidas sobre os direitos e deveres do servidor público no âmbito da administração estadual. Desde 2023, equipes percorrem as regionais da agência para esclarecer temas referentes à conduta do servidor que possam gerar a instauração de sindicância ou processo administrativo disciplinar.

 

Durante a ação, equipes da Corregedoria visitam as Regionais, as Unidades Locais de Sanidade Agropecuária (ULSAs) e  os Escritórios da Agência de Defesa em diversas regiões do Pará com o intuito de orientar os servidores para as questões administrativas e assim garantir um serviço de qualidade para os produtores rurais atendidos pela ADEPARÁ em todo o Estado.

 

ações da corregedoria nas ulsas do interior
 

 

Para alinhar a execução das ações em 2025, foram realizadas duas reuniões preparatórias, uma com a equipe da corregedoria e outra com a procuradoria jurídica. A gerente da Corregedoria, Maria Janile Corrêa, disse que as ações já estão definidas. “Nós alinhamos a avaliação dos processos que sobem para o julgamento das comissões, como deve ser elaborado o relatório e se o processo tem respeitado todas as etapas para ser finalizado”.


 

equipe da corregedoria alinhando as ações

 

O trabalho desenvolvido pela Corregedoria é preventivo no sentido de evitar denúncias de crimes cometidos pelo servidor público como peculato, abuso de poder e improbidade administrativa. Para isso, a corregedoria orienta que os servidores fiquem sempre atentos ao exercício da função pública com responsabilidade. 

“É importante que o servidor, mesmo concursado, saiba que ele responde administrativamente. Se ele não atentar com respeito às leis que regem a administração pública do Estado do Pará ele pode sofrer as sanções previstas no Regime Jurídico Único , onde estão definidos os direitos, deveres, garantias, vantagens, proibições e penalidades que devem regular o relacionamento entre empregado e empregador”, ressalta a corregedora.

 


reunião com Procuradoria Jurídica

 

Com a modernização da infraestrutura da Agência, a Corregedoria deve ocupar um novo prédio, que contará com salas específicas para o trabalho das comissões, para melhor desenvolver as atividades que envolvem a escuta do servidor. Além da Corregedoria, o prédio também vai abrigar o Serviço de Inteligência, a Ouvidoria, a Gerência de Arrecadação e Multas e a Unidade de Publicação.