ADEPARÁ e EGPA realizam em Abaetetuba capacitação para melhorar relações interpessoais no trabalho

Enviado por rosa.cardoso em Sex, 21/03/2025 - 12:15

 

 

curso gestão de conflitos

 

Como parte do investimento em capital humano, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) iniciou 2025 dando prosseguimento a interiorização do Projeto Mediação de Conflitos. Criado no segundo semestre de 2024, o projeto visa a integração e a valorização dos servidores por meio de capacitações que buscam  melhorar o relacionamento interpessoal e o clima organizacional dentro da instituição.


A primeira capacitação de 2025 chegou à Regional de Abaetetuba, esta semana, com a realização do Curso de Gestão de Conflitos no Serviço Público, ministrado para mais de 30 servidores que atuam em escritórios e unidades locais de sanidade agropecuária dos 15 municípios atendidos pela regional. 

 

professor Loris Neves, especialista em desenvolvimento de pessoas

 

Ministrado por Loris Luiz Martins das Neves, com grande experiência na área de relacionamento interpessoal e desenvolvimento de pessoas, o curso foi realizado na Agência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Abaetetuba.

 

curso gestão de conflitos

 

A Capacitação é uma proposta da Gerência da Área de Gestão de Pessoas (GAGP) e da Unidade de Capacitação e Treinamento (UCT), com apoio da Diretoria Geral e Administrativa, com o objetivo de identificar os fatores que prejudicam as atividades laborais dos servidores nas vinte regionais que integram a Agência de Defesa. 

 

Implementado em 2024, o projeto tem um compromisso contínuo com a educação e o diálogo para construção de um ambiente de trabalho que promova a empatia, a compreensão mútua e o respeito pela diversidade, explica Eliana Braga, gerente de gestão de pessoas. 

“A partir dessa iniciativa as chefias passaram a conduzir e a identificar de forma mais eficaz os conflitos, não somente ajudando a resolver disputas de maneira produtiva, mas também oferecendo uma oportunidade para o crescimento pessoal e institucional, fortalecendo a equipe e melhorando a eficiência do trabalho, através de uma cultura de diálogo com os gestores e diretores”, ressalta a gestora Eliana Braga.

 

curso gestão de conflitos

 

Realizado em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará(EGPA), o curso é ofertado aos servidores da Agência por meio da coordenação e organização da Unidade de Capacitação e Treinamento (UCT), responsável pelo desenvolvimento de projetos que promovam a qualificação e o bem-estar dos servidores. 

 

equipes ADEPARÁ e EGPA

 

A Coordenadora da Unidade, Karla Julieta de Sousa, conta que já houve turmas em Belém e Castanhal. E que a partir deste ano deve ocorrer a expanção desse treinamento para as demais regiões do estado. No decorrer de 2025, o projeto deve alcançar pelo menos seis gerências regionais da Adepará.

“O objetivo, tanto das capacitações quanto do projeto, é ter resultados positivos como melhoria no clima organizacional, nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, em liderança,  uma motivação para planejar e alcançar as metas da Agência. Então, nós trouxemos o curso para Abaetetuba e já estamos com datas previstas para os próximos que irão acontecer em Redenção, no mês de abril, e em Altamira, no mês de maio.  No segundo semestre,  outras regionais e servidores serão alcançadas”, ressaltou Karla Sousa, da UCT.

 

curso gestão de conflitos em Abaetetuba

 

A iniciativa foi bem recebida pelo gerente regional de Abaetetuba, Leonaldo Donato Dias, que gerencia escritórios e unidades locais de sanidade agropecuária em 15 municípios da região.

“Quando assumi me espantei com a grandiosidade da Regional porque são 15 municípios para administrar. Além da extensão territorial, existem as peculiaridades de cada município. Então, não é fácil atingir todo esse público, mas com o treinamento nós alcançamos 60% dos nossos colaboradores. Cada escritório, cada unidade, está aqui representada. E a didática do curso é muito boa além da carga de conhecimento que o nosso professor tem. Então, eu acredito que, com todo esse conhecimento e a dinâmica do curso, o nosso trabalho vai fluir melhor, com as equipes mais unidas para alcançar nosso objetivo que é ser uma das melhores regionais da ADEPARÁ”, disse o gestor.

 

gestão de conflitos na regional de Abaetetuba

 

O Agente Fiscal Agropecuário - AFA, Denilson Brito , de Mocajuba, acredita que o curso vai agregar muito conhecimento aos servidores. “Eu creio que vai agregar muito para nosso pessoal e melhorar o atendimento porque primeiro você melhora o relacionamento com a sua equipe, e depois, com certeza, isso vai resultar em um melhor atendimento ao produtor rural”.

 

O fiscal estadual agropecuário - FEA João Paulo Santos, atua no município de Tailândia e espera que o curso tenha reflexo no trabalho que as equipes desempenham. “É muito importante ofertar cursos como esse porque ao longo do tempo, nossas relações vão se estremecendo e isso é natural. Ocorre dentro da família e também entre servidores. Com o curso, nós nos reciclamos e aprendemos a  conviver com o outro. Isso é muito importante na vida profissional. Até para eliminar as desavenças e mediar os conflitos que surgem. Aqui é a nossa segunda família, passamos mais tempo no trabalho, do que com a própria família”.

 


Para Raquelen Araújo, agente fiscal agropecuária de Abaetetuba, o curso deve trazer mudanças positivas na conduta dos servidores. “O curso oportuniza o autoconhecimento para que nós possamos oferecer um trabalho melhor. Essas capacitações permitem o aprimoramento do serviço e a nossa evolução para oferecer maior qualidade no atendimento, mais eficiência para o nosso público, que é a grande razão de estarmos aqui”.

 

turma de servidores que participou do curso em Abaetetuba